Busca onde tem.
Entrega onde falta.

domingo, 7 de dezembro de 2008

Um pouco sobre Banco de Alimentos de Sorocaba e Wal Mart

Em agosto desse ano foi firmada uma parceria entre o Banco de alimentos de Sorocaba e a rede de hipermercados Wal Mart. Vamos explicar didaticamente:

Quem é quem nesta parceira?
O hipermercado é o doador de alimentos, o Banco de Alimentos é o receptor das doações.

O que faz o doador?
Neste caso o doador encaminha ao receptor todas as mercadorias que estão próximas da data de validade (Mantimentos: macarrão, farinha, biscoitos, etc. Enlatados, leite, laticínios e produtos hortifrutigranjeiros).

O que faz o receptor?
Ele organiza toda a mercadoria que chega a sua cede. Separa mantimentos, leite e enlatados por data de validade, seleciona os laticínios para serem distribuídos o mais rápido possível (a manipulação desses produtos é extremamente delicada) para os beneficiados e faz a triagem, higienização e embala os produtos hortifrutigranjeiros.

Quem são os beneficiados?
São entidades carentes cadastradas no receptor. Eles retiram doações (alimentos) as terças, quintas e sábados na sede do receptor.

O que fazem os beneficiados?
Preparam os alimentos (temperam, cozinham, refogam, etc) para servi-los à um público carente.

Quais são os benefícios da parceria?
O doador deixou de descartar (jogar fora, literalmente) os alimentos próximos da data de validade que perderam seu valor comercial.
O receptor passou a receber outros tipos de alimentos para fornecer aos doadores. Não apenas frutas, legumes e verduras como de costume, mas também mantimentos, enlatados, laticínios, etc.

Existem obstáculos?
Sim, existem.
Obstáculos do doador: conseguir se organizar para separar os produtos à serem enviados ao receptor.
Obstáculos do receptor: Dificuldade para armazenar produtos perecíveis, para levar as doações às instituições carentes e para contratar mais estagiários.

Eles podem ser superados?
Claro que podem!
Para sanar o obstáculo do doador: foi enviado um estagiário do receptor para ajudar na triagem dos produtos que devem ser encaminhados para doação, uma vez que existem milhares de produtos à serem inspecionados, é sempre bem vinda a ajuda de voluntários.
Para sanar obstáculos do receptor: freezers, câmara fria e demais equipamentos para cozinha industrial são necessários. Doações (de alimentos ou de equipamentos) são bem-vindas.

Eu tenho algo haver com isso?
Não, mas se você se propôs a ler tudo isso até aqui é porque ao menos tem interesse pelo tema.

O que eu posso fazer para cooperar?
Você pode colaborar com doações de alimentos ou equipamentos para cozinha industrial. Pode se inscrever como voluntário ou estagiário. Ou pode simplesmente contar para sua família e seus amigos sobre o trabalho do BAS.

Assessoria de Imprensa do BAS.

Nenhum comentário: